
Toda a ignorância escorrega para o saber
e de novo se arrasta para a ignorância:
mas o inverno não é para sempre, mesmo a neve
derrete; e se a primavera estragar o jogo, que fazer?
– amanhã é o nosso endereço permanente.
E. E. Cummings
O Centro Cultural Contexto oferece aulas de redação para provas e concursos em geral, com ênfase nos vestibulares e na área acadêmica. Além da redação, o aluno frequenta aulas de interpretação e língua portuguesa em horário diferenciado, escolhendo entre o programa geral (por exemplo: pontuação, crase, figuras de linguagem) e o específico (por exemplo: língua portuguesa na FUVEST, linguagens no ENEM, intelecção e produção textual na PUC).
Durante o ano letivo, há três estágios sucessivos e acumulativos no processo de aprendizagem.
De início, um panorama das técnicas básicas, intermediárias e avançadas de produção textual, com exercícios de intelecção de propostas, produção escrita e análise de redações divulgadas pelas

bancas corretoras como exemplares (adequadas ao tema, ao tipo de texto, originais e autorais). O aluno produz a partir da discussão, da interpretação e da análise crítica do discurso alheio, sempre pautando sua produção pelos parâmetros exigidos pelas bancas corretoras.
Em seguida, o aluno passa a comparar as estratégias de produção textual e a descobrir as especificidades de cada prova e concurso, dosando sua aprendizagem para a seleção e o descarte das técnicas aprendidas. Por exemplo, ele pode priorizar uma estrutura clássica quando demonstra predileção pelos argumentos históricos e culturais. Pode, ainda, priorizar argumentos espaciais, causais, bilaterais. É um momento de descoberta de talentos e habilidades discursivas para cumprir as exigências de provas específicas.
