O Curso de Redação

Toda a ignorância escorrega para o saber
e de novo se arrasta para a ignorância:
mas o inverno não é para sempre, mesmo a neve
derrete; e se a primavera estragar o jogo, que fazer?
– amanhã é o nosso endereço permanente.

E. E. Cummings

       O Centro Cultural Contexto oferece aulas de redação para provas e concursos em geral, com ênfase nos vestibulares e na área acadêmica. Além da redação, o aluno frequenta aulas de interpretação e língua portuguesa em horário diferenciado, escolhendo entre o programa geral (por exemplo: pontuação, crase, figuras de linguagem) e o específico (por exemplo: língua portuguesa na FUVEST, linguagens no ENEM, intelecção e produção textual na PUC).

       Durante o ano letivo, há três estágios sucessivos e acumulativos no processo de aprendizagem.

     De início, um panorama das técnicas básicas, intermediárias e avançadas de produção textual, com exercícios de intelecção de propostas,  produção  escrita  e  análise  de redações divulgadas pelas

bancas corretoras como exemplares (adequadas ao tema, ao tipo de texto, originais e autorais). O aluno produz a partir da discussão, da interpretação e da análise crítica do discurso alheio, sempre pautando sua produção pelos parâmetros exigidos pelas bancas corretoras.

       Em seguida, o aluno passa a comparar as estratégias de produção textual e a descobrir as especificidades de cada prova e concurso, dosando sua aprendizagem para a seleção e o descarte das técnicas aprendidas. Por exemplo, ele pode priorizar uma estrutura clássica quando demonstra predileção pelos argumentos históricos e culturais. Pode, ainda, priorizar argumentos espaciais, causais, bilaterais. É um momento de descoberta de talentos e habilidades discursivas para cumprir as exigências de provas específicas.

 

       Por fim, o aluno passa ao estágio final quando aprende a produzir uma redação autoral. Seu texto atende às expectativas da banca corretora, revela-se pautado pela experiência prévia de candidatos de anos anteriores e, sobretudo, apresenta uma dimensão original – por exemplo, pode desenvolver sua redação por fio condutor, por analogia, por efeitos enumerativos.

     O curso também disponibiliza aulas específicas para os vestibulares nacionais, com aulas grupais e – se necessário – individuais. O ano letivo contempla aulas para TODOS os exames: da FUVEST à UNIMAR, da UNICAMP à UFPR. Nosso banco de dados e provas está à disposição do aluno, e os plantões e aulas específicas servem para dirimir dúvidas e antecipar estratégias específicas.
            Que venha nosso amanhã!

CENTRO CULTURAL CONTEXTO

Rua Antônio de Godoy, 4858
Nova Redentora​
CEP: 15090-250
São José do Rio Preto - SP​

(17) 3229-3123